sábado, 24 de março de 2007

Pra fazer mesmo valer a pena!

Fiz aqui neste espaço uma crítica a uma tentativa da coca-cola de enquadrar-se na tendência de vida saudável, baseada numa campanha vista num dos rótulos.
Recebi um comment de um participante do Instituto Coca-Cola, dizendo ser essa campanha de cunho social (embora, infelizmente, não tivesse qualquer menção a isso nos rótulos e em nenhuma das gotinhas) e, pra fazer valer a pena mesmo cada gotinha de coca-cola que, voluntariamente, botamos pra dentro mesmo sabendo de tudo, gostaria de convida-los à participar da campanha, clicando no link que está no finalzinho do blog e também, a quem interessar possa, ao consumir os produtos da coca, saibam que parte da renda será revertida pro Instituto.
Postei isso aqui meio tardiamente, a campanha se estendeu de 18 a 24 de março (hoje!!), mas as correrias cotidianas não permitiram fazer isso antes (fora o nó que só Mô conseguiu desatar em lidar com edição em HTML pra poder adicionar o botton da campanha).
Enfim, tomo coca-cola e não nego, nem acho que vá parar de tomar tão cedo... Melhor assim, sabendo que pelo menos um pouco de coisa boa irá pra outras pessoas.
Como hoje ainda está valendo, contribuam também, se assim desejarem!
A todos os passantes, os meus mais sinceros abraços e agradecimentos, viu?? Suas passagens por aqui me fazem muito feliz!

Um comentário:

Alexandre Henrique disse...

Tendo em vista qualquer apoio de viés institucional diante da política neoliberal democrata, que é o que permite a existência da coca-cola, de qualquer outra empresa e da sociedade atual, fica aqui a crítica ao setor de publicidade e marketing, pois não trata com o mesmo respeito o produto oriundo do seu socialismo fraternista (o objetivo da campanha institucional, que não é explícito na embalagem), assim como faz com o seu produto comercial (a campanha da Coca que possui o refinamento e a objetividade psicológica: a ¨subjetividade¨ da propaganda que é respondida pela marca).
Qualquer perícia antropológica ou sociológica pode mostrar que o povo brasileiro é prestativo ao ajudar o próximo, desde que conheça a causa e os motivos relacionados a esta ajuda.
O maior meio de divulgação de um refrigerante é a sua embalagem, pois é na mesma que esta a sua marca: 1-A embalagem circula mais do que qualquer outra forma de publicidade. 2-A associação do produto/marca acontece diretamente, pois sendo um produto alimentício, a aparência visual é ligada facilmente ao condicionamento psicológico.
Na livre concorrência a Coca, é eternizada na marca, por que não eternizar seu socialismo fraternista também? Talvez porque o instituto ainda esteja em testes e a Coca não quer associar nada de ruim (sem rentabilidade) a sua marca, afinal é apenas um refrigerante: água, açúcar, gás, ingredientes, e fórmulas protegidas pela lei. Uma idéia simples e frágil que gera trilhões graças a sua marca.